Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Mulheres evitam a mamografia com medo de descobrir existÍncia do c‚ncer de mama
Canal: Dicas de Saķde       Data: 12/11/2012

Clínica de diagnóstico por imagem Mamorad esclarece que, se detectada de forma precoce, chance de cura da doença chega a 95% 

São muitas as mulheres que evitam a realização de um exame de mamografia. A principal justificativa é o medo de encontrar alguma lesão que possa apontar um câncer de mama. Porém, quando diagnosticado precocemente, a chance de cura é de 95%. Sendo assim, o receio deveria ser pela hipótese contrária: permitir a evolução silenciosa da doença.

- Descobrir um câncer de mama, em seu estágio inicial, é muito bom. Pois se trata de uma lesão muito pequena, ainda não palpável. Na grande maioria das vezes, diagnósticos de nódulos que medem entre 5 mm e 2 cm, representam a cura da doença e um tratamento com excelência. Ter câncer não representa mais carregar aquele peso que existia no passado - explica a diretora-médica da Mamorad, Radiá Pereira dos Santos.

A mamografia é o melhor método para detectar problemas deste tipo com antecedência. Este procedimento deve ser realizado anualmente, a partir dos 40 anos. Em casos de pacientes com alto risco de câncer de mama é recomendável a submissão a este acompanhamento a partir dos 30 anos.

- Inclusive o tratamento do câncer não é tão incômodo quanto antigamente. Muitas mulheres com diagnóstico precoce sequer precisam fazer quimioterapia. Quanto mais cedo descoberto o problema, melhor. A morte por câncer está relacionada à disseminação das células cancerígenas por todo o corpo. Quando a doença é restrita a mama, ainda é perfeitamente curável - esclarece Radiá.

Sendo assim, flagrar a neoplasia em seu estágio inicial, implica em um tratamento menos invasivo e, consequentemente, em maior qualidade de vida para a paciente. Outra novidade no combate ao câncer de mama é a Mamografia 3D, que realiza um mapeamento detalhado em toda a glândula mamária, tornando possível visualizar segmentos minúsculos da mama em três dimensões.

Mamorad

A Clínica Mamorad está situada em Porto Alegre, no bairro Bela Vista. A empresa tem mais de duas décadas de atividade, passando por diversas transformações, sempre voltada ao diagnóstico por imagem das mamas. Foi a primeira clínica do Brasil idealizada com o foco exclusivo na mulher e no exame de mamografia, que continua sendo o método mais eficaz na detecção precoce do Câncer de Mama. A concepção do modelo da clínica foi criação de Radiá Pereira dos Santos, que há mais de 30 anos se dedica exclusivamente ao diagnóstico radiológico das doenças mamárias, pois possui o título de especialista em radiologia e mastologia, pelas respectivas entidades de especialidade médica oficiais. 


Autor: Rafael Dias Borges 
Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa 

Rua Ministro Joaquim Bastos, 117 - CEP: 60415-040 - Bairro de Fátima | Fortaleza - Ceará
Fone: 85 3257.4564 / 4118.0234 / 99953.6068(whatsApp) - coopen-ce@coopen-ce.com.br